Páginas

terça-feira, 20 de dezembro de 2011

.*- Símbolos NATALINOS e Curiosidades desta época tão especial -*.

   













O Natal é uma festa que, na verdade, ocupa o lugar de uma comemoração pagã, um culto ao deus Mitra, divindade persa que revelava o retorno do Sol no auge do inverno no Hemisfério Norte – fenômeno chamado de Solstício de Inverno. A veneração a este deus teve início em Roma no último século antes da vinda de Cristo. Aos poucos o Cristianismo foi moldando essa celebração à sua imagem e semelhança. Assim, a Igreja não precisou proibir estas festas pagãs, mas apenas realizar uma espécie de sincretismo religioso, conferindo-lhes um caráter cristãoOs cristãos primitivos tinham o hábito de cultivar cada passagem da vida de Jesus, especialmente os que estão ligados à Paixão e à Morte na Cruz. Mas, curiosamente, naquela época não se comemorava o aniversário de ninguém, portanto não se considerava importante gravar o dia do nascimento das pessoas. Por esse motivo não se legou para a posteridade a data do aparecimento de Jesus em nosso mundo. No século IV, o Papa Júlio I instituiu o dia 25 de dezembro para a comemoração do Natal. Sua celebração oficial foi decretada pelo Papa Libério, no ano 354 d.C. Isso não significa que Jesus tenha nascido neste dia.
Roupa do Papai Noel (Pai Natal, em Portugal) ... quem criou ? A Coca Cola ?
É amplamente divulgado que a Coca-Cola seria a responsável por criar o atual visual do Papai Noel (roupas vermelhas, detalhes em branco, cinto preto). É historicamente comprovado que o responsável por sua roupa vermelha foi o cartunista alemão Thomas Nast, em 1886 na revista Harper’s WeeklysPapai Noel até então era representado com roupas de inverno, na cor verde (com detalhes prateados ou brancos), tipico de lenhadores. O que ocorre é que em 1931 a Coca-Cola realizou uma grande campanha publicitária vestindo Papai Noel ao mesmo modo de Nast com as cores vermelha e branca, o que foi bastante conveniente, já que estas são as cores de seu rótulo. Tal campanha, destinada a promover o consumo de Coca-Cola no inverno (período em que as vendas da bebida eram baixas na época), fez um enorme sucesso e a nova imagem de Papai Noel espalhou-se rapidamente pelo mundo. Portanto, a Coca-Cola contribuiu para difundir e padronizar a imagem atual, mas não é responsável por tê-la criado.
Ouçam esta versão de "Borboleta"composta por Nana Vasconcelos, Robertinho do Recife e Marisa Monte (que também a gravou), interpretada por Lisa Ono (2004)! http://www.youtube.com/watch?v=SMH2erXm6eM
Aproveito para desejar a todos um Feliz Natal! Não esqueçamos do próximo, da caridade, da união de culturas e religiões. Cada uma a sua maneira, comemoremos este período tão relevante do ano. Paz, tranquilidade e amor no coração de todos! Grande abraço, Flávio A. Portalet Jr e toda a minha família!

4 comentários:

  1. Paz no mundo...é o que quase todo mundo quer!
    Feliz Natal, mundo!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ivete, havia ficado 'sem resposta' este comentário.. vi agora, UM ANO DEPOIS .. kkkk
      Antes tarde do que no outro ano :)
      Bjsss

      Excluir
  2. Paz no mundo aos homens de boa vontade.Mas andam tão de má vontade...
    Até o Papai Noel não é mais o mesmo.E mora no shopping, segundo me contou um sobrinho de três anos.

    Vamos desejar que o amor prevaleça.
    Boas festas a todos nós!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que assim seja!
      Quanto ao comentário do sobrinho ... sinais dos tempos .. maus, por sinal. Obrigado!

      Excluir

Seu comentário será sempre bem vindo e enriquecerá a todos nós. Mesmo não cadastrado podes enviá-lo!