Páginas

terça-feira, 27 de março de 2012

**** NELSON MANDELA CENTRE of MEMORY ****

                 
O Google lançou hoje, terça-feira, um arquivo multimédia online sobre Nelson Mandela, onde é possível ver, entre outras coisas, correspondência do homem de estado com a família, diários escritos durante o período em que esteve preso e notas sobre as negociações que terminaram com o apartheid na África do Sul. 
O projeto começou a ser construído o ano passado pelo Google Cultural Institute, em parceria com o Centro da Memória de Nelson Mandela, que tem como missão, diz a Google, documentar a vida de um dos maiores homens de estado do mundo.
No website do arquivo, é possível navegar pela vida de Mandela, recordando os seus primeiros anos, as mais de duas décadas que passou na prisão e o seu percurso na luta contra o apartheid. Pelo caminho, existem diversas opções de visualização de cartas pessoais, rascunhos e notas escritas pela mão do Madiba, existindo um filtro temporal, que permite escolher as datas a pesquisar. Segundo o comunicado da Google, a tecnologia utilizada nos arquivos permite acolher online "material de diferentes meios, fazendo com que esses materiais sejam pesquisáveis". Para alocar todos os conteúdos, foram utilizados o Google Search, o Youtube e o Google+ Photos.Entre as imagens históricas presentes no arquivo digital, pode ser encontrada a fotografia mais antiga de Mandela e imagens raras da cela onde esteve na prisão.
Estão, igualmente, disponíveis em arquivo diversos depoimentos de personalidades que convivem ou conviveram diretamente com Mandela, como o conhecido arcebispo e prémio Nobel da Paz Desmond Tutu. O arquivo digital está disponível para consulta em:    http://archives.nelsonmandela.org/

A música do post é a bela   "MANDELA DAY" do grupo SIMPLE MINDS de Glasgow, Escócia. Podem clicar no link para saber mais da banda, via Wikipedia.
Que estejam tendo um excelente começo de semana. Grande abraço, Flávio A. Portalet Jr.

11 comentários:

  1. Belíssimo post. Mandela é um exemplo de humildade, tolerância e força "sin perder la ternura jamás".
    Quaisquer palavras que eu escreva não alcançarão o significado desse GRANDE HOMEM. Valeu. Obrigada.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Viva Ivete! Como dizia aquela propaganda de uma cerveja (não vou fazer comercial de graça rsrsrs): "Falou pouco mas falou BONIIIIIIITO"! 10 x 0 , foi goleada, até parece o Grêmio! rsrsrs

      Excluir
  2. Awww I have learned about Nelson Mandela recently at school.

    ResponderExcluir
  3. Excelente Flávio!! Nelson Mandela é admirável, principalmente, pela a principal luta que foi contra a discriminação racial e as injustiças contra os negros,a luta pela liberdade fez com que ele pagasse um preço alto.Em uma frase relativamente recente ele disse,SINTO-ME COMO UM JOVEM DE 50 ANOS. hehehehe viste assim como você.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tks Alba!! Concordo em gênero e número contigo exceto no quesito da idade... eu sinto-me como um jovem de 30 (isto mesmo, trintinha rsrsrs) mas com a experiência de um modelito 5.0 ... obrigado pelo comentário!! :):)

      Excluir
  4. Eu achei o site bastante interessante e a personalidade dele é sensacional... mais "humano" (em um sentido já meio perdido em nosso tempo), impossível!

    ResponderExcluir
  5. Nascido em 1918, Mandela foi ativista e político na África do Sul, onde fundou em 1944 a Liga da Juventude do Congresso Nacional Africano - CNA, que luta contra o regime racista do "apartheid".

    Em 1952 liderou a campanha de desobediência civil ao "apartheid".

    Em 1956 foi preso e condenado sem processo a 5 anos de reclusão.

    Em 1960 o CNA é declarado ilegal e Mandela organiza a facção armada Lança da Nação, mas foi preso e condenado à prisão perpétua.

    Em 1990 foi libertado e assumiu a liderança do CNA que foi reconduzido à legalidade pelo Presidente Frederick de Klerk, com quem negociou uma nova Constituição eliminando o "apartheid".

    Por essa proeza, Mandela e Klerk dividiram o Prêmio Nobel da Paz em 1993.

    Em 1994, Mandela se elegeu como o primeiro Presidente ***** da história sul africana e elegeu o seu sucessor, o ex-vice-presidente Thabo Mbeki.

    Nos dias atuais, com a saúde debilitada, dedicava-se a campanhas para levantar fundos para combate à aids.
    Os anos no sistema prisional, não lhe tiraram a esperança , idealizava um mundo melhor para todos, e fez disso sua bandeira.Um exemplo a ser seguido!

    ResponderExcluir
  6. Foi um ser humano grandioso!!! Que a cor do seu sorriso continue inspirando os vários grupos ao redor do mundo que lutam em favor de causas humanitárias e que o som do seu grito por justiça ecoe em nossos ouvidos de tal modo, que nos sintamos impelidos a fazer por pelo menos uma pessoa, o que ele fez não só por seu povo mas por todo o mundo. Abço Fla!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigado Bê! Ele certamente será lembrado e ficará como exemplo de "humanidade". Seja em que quadrante do planeta a gente vá. Abençoado esteja ele! :)

      Excluir
  7. Muito lindo VISITE pedrotaunaycouto.com.br


    ResponderExcluir

Seu comentário será sempre bem vindo e enriquecerá a todos nós. Mesmo não cadastrado podes enviá-lo!