Páginas

terça-feira, 25 de setembro de 2012

Espanha: Confrontos junto ao Congresso - a Europa DORME!

Infelizmente não é a primeira vez que escrevo sobre a crise europeia e sobretudo a espanhola. Neste aspecto o país ibérico é uma espécie de 'poder tampão' com relação ao alastrar indiscriminado da crise sobre a qual titubeiam os políticos europeus. Minutos atrás vi e ouvi o Presidente da Comissão Europeia, o português Durão Barroso, em entrevista a jornalistas brasileiros na Assembléia Geral das Nações Unidas em Nova Iorque, em uma tentativa patética de esconder um elefante atrás de um palito de fósforo, dizer que a União Europeia e o Euro estavam bem e venceriam (ele ainda fez comparações ridículas com uma partida de futebol, o que demonstra a visão estereotipada que apresenta sobre a profunda e letal crise que se alastra aqui na Europa ...ou, o que queremos crer, a tentativa de querer-nos fazer crer que somos todos um bando de idiotas e cegos e que eles são espertalhões e visionários.. haja paciência).
O povo espanhol 'não está pelos ajustes'. Com cerca de 25% de desemprego - sim, vinte e cinco por cento! - o país vive uma crise econômica sem precedentes. Agora à noite as ruas de Madrid viraram cenário de batalhas entre manifestantes populares e a polícia. Dezenas de detenções e feridos. O povo clama não por melhorias mas porque o parlamento estava reunido para anunciar, pasmem, MAIS AUSTERIDADE ainda. Como tirar mais 1 Euro de quem não tem nenhum? Como forçar um povo a 'pagar a conta astronômica que não foi ele que contraiu?
Enquanto isto o governo da Catalunha, região comandada por Barcelona e historicamente separatista prepara um referendo para efetivamente separar-se da Espanha. O governo de Madrid disse que dará resposta enérgica -deve ser depois que conseguir prender as muitas e muitas dezenas de milhares de pessoas que abarrotam as ruas da capital espanhola-  onde isto vai parar ainda não se sabe.
O certo é que eu poderia escrever aqui sobre as muitas análises de comentaristas especializados que estão jorrando nos meios de comunicação. Optei, entretanto, por colocar o meu pensamento e a minha visão (generalista, no caso) pois de 'analistas estamos todos fartos'! A Europa não acorda. Vive um pesadelo evidente e tarda em tomar iniciativas efetivamente de peso. Já escrevi sobre isto a quase um ano atrás de lá para cá a situação somente piorou. A Espanha está a poucos momentos de anunciar um estratosférico "resgate de sua dívida" o que compromete seriamente todo o "velho continente". Todos sabem que as economias da Itália e França estão, também, depauperadas. O que está acontecendo é prenúncio de uma alteração de contornos incontroláveis caso venha a se efetivar. Enquanto isto a "mãe Europa" continua em sono profundo. Até quando? Flávio A. Portalet Jr.
Mais, ao vivo, em: "El país, LIVE"

6 comentários:

  1. Acompanhei nos jornais e tvs as notícias de Madrid. Que coisa! Sempre acho que já se chegou ao fim da linha, e que daqui por diante a Europa vai voltar a respirar "sem aparelhos". Em vez disso, mais notícias a respeito de "medidas de austeridade". Muito triste. Realmente, sacrifica-se aqueles que nada têm. O pior á a desesperança, o desânimo. Uma lástima. :(

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é Ivete, a verdade é que está muito distante a possibilidade de "respiração sem aparelhos". A Espanha é "a bola da vez" mas a Itália, Bélgica, França estão na fila de espera. Sobre a truculência policial contra os manifestantes, a chefe do governo civil de Madrid diz, hoje, nos jornais espanhóis:
      "Cristina Cifuentes niega "brutalidad policial" y sostiene que se recogieron más de 260 kilos de piedras."
      Coitadinhos, distribuíram milhares de cacetadas, balas de borracha e gás lacrimogêneo e receberam somente 260 quilos de pedras...

      Excluir
  2. ¡Qué malo! Me gustaría a estudiar en España. :( gracias por compartir.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olivia, ainda poderás estudar na Espanha, não vamos esquecer que é um país com uma história milenar e um povo pujante que não vai sucumbir completamente. Por vezes as crises servem para mostrar o real estado das instituições e reorganizar tudo.
      O ideograma chinês que representa "CRISE" é composto de duas partes: PERIGO e OPORTUNIDADE ... que desta crise a escala mundial surjam novos conceitos de vida e organização! Beijinhos!

      Veja sobre o ideograma da crise em : http://acaravanapassaecomelanossasvidas.blogspot.pt/2011/11/portugal-chega-de-crise-crise-crise-o.html

      Excluir
  3. Flavio, gracias por el post. La vergüenza en este país ha llegado al extremo. Nadie sabe lo que puede pasar. ¡Gracias!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Lo siento mucho, Esperanza. Los espanóis son determinados, se recuperarán! Fuerza!

      Excluir

Seu comentário será sempre bem vindo e enriquecerá a todos nós. Mesmo não cadastrado podes enviá-lo!