Páginas

domingo, 16 de setembro de 2012

Project Glass: um dia / one day... <= Óculos Inteligentes do GOOGLE =>

                                                                                                                                                           
                   

Project Glass  é um programa de pesquisa desenvolvido pelo Google que visa apresentar uma ‘realidade aumentada’ montada em um display na cabeça do utilizador (HMD - head mounted display). A finalidade dos produtos Project Glass é poder exibir informações ao vivo, atualmente disponíveis para os usuários de smartphones, permitindo a interação com a Internet através de comandos de voz de linguagem natural. A funcionalidade e a aparência física (design minimalista da tira de alumínio com duas almofadas no nariz) parece ser muito boa. 
O software do sistema operacional usado no Project Glass será Android, do Google.
Project Glass é parte do Google X Lab da empresa, que já trabalhou em outras tecnologias futuristas, como o carro que não precisa de motorista/condutor. O projeto foi anunciado no Google+ por Babak Parviz, um engenheiro elétrico que trabalhou também para colocar telas em lentes de contato; Steve Lee, gerente de projeto e "especialista em geolocalização", e Sebastian Thrun, que desenvolveu Udacity bem como trabalhou na autocondução do projeto do carro. O Google já patenteou o Project Glass.
Segundo consta, a tecnologia que parece saída de filmes de ficção já estará disponível em meados do ano que vem. Em apresentação nos Estados Unidos da América já foi disponibilizada a 'pré compra' somente para quem participou do evento do Google, a um preço de 1.500 dólares - não se sabe a que preço chegará aos utilizadores finais -. Assistam ao vídeo que simula o início de um dia normal, com café da manhã, envio de e-mail, tentativa de pegar o metrô que se mostra indisponível mas os óculos apresentam logo a alternativa para ir a pé. Já na 'livraria', podemos questionar 'onde ficam os livros que desejamos' e recebemos a mensagem instantaneamente... e por aí vai.

Parece que a maneira de abordar as situações do  dia a dia vai também sofrer grandes alterações, como se sucede em casa e no escritório com o uso cada vez mais alargado da internet e de dispositivos eletrônicos. Tomara que venha para ajudar e não propicie um ainda maior 'afastamento entre as pessoas'. 
Let's go to the future! Abraço, Flávio A. Portalet Jr.

8 comentários:

  1. Eww no. Technology can slow down for a bit. This is as ridiculous as the "fashion" statement the glasses have - that we are cyborgs living on Mars or something. Personally, I do not like or support this advancement in technology. We can learn to have patience and stop relying on technology to do everything for us. Maybe it's time to take a stroll in the park.

    ResponderExcluir
  2. Olivia, concordo contigo em boa parte do que dizes. A questão é que a tecnologia avança a uma velocidade vertiginosa. Sabemos que por trás de tudo há sempre grandes grupos econômicos envolvidos. Em alguns aspectos o homem já traçou um caminho onde o 'retorno' é complexo e muitas vezes custará muito mais caro do que o 'progresso' que nos levou até lá (basta ver as mudanças climatéricas que causamos - agora a natureza está 'cobrando seu tributo'). Pessoalmente concordo que uma volta pelo parque, ao natural, SEM óculos cibernéticos para nos mostrar 'onde estão as flores', seria a melhor opção. Beijo.

    ResponderExcluir
  3. Achei fixe, já havia lido em alguma imprensa. Gostei. Boa

    ResponderExcluir
  4. O máximo, eu quero. Só que aqui no Rio acho que não fico com eles muito tempo. Beijos da Cá!

    ResponderExcluir
  5. Eh pá, vamos dar de prenda de natal ao Passos Coelho para ver se o gajo encontra o caminho do aeroporto e vai ele emigrar, boa !

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Kakkakakakakakakakakakakakaka ... e melhor que já li sobre nosso 1º Ministro!

      Excluir

Seu comentário será sempre bem vindo e enriquecerá a todos nós. Mesmo não cadastrado podes enviá-lo!