Páginas

sábado, 10 de novembro de 2012

ARQUITETURA - Oscar Ribeiro de Almeida de Niemeyer Soares


Nascido no Rio de Janeiro a 15 de dezembro de 1907 é o arquiteto mais influente na Arquitetura Moderna. Foi pioneiro na exploração das possibilidades construtivas e plásticas do concreto armado, e por esse motivo teve grande fama nacional e internacional desde a década de 1940.
Em 1928, aos 21 anos, casou-se com Anita Baldo, 18 anos, filha de imigrantes italianos da província de Pádua. A cerimônia de casamento na igreja do bairro atendeu aos desejos da noiva. "Casei por formalidade. Mais católica do que minha esposa é impossível, então não me incomodei em casar dessa forma". O casamento foi no mesmo ano da formatura no ensino médio. O casal teve somente uma filha, Anna Maria Niemeyer, que deu cinco netos, treze bisnetos e quatro trinetos ao arquiteto. Anna Maria faleceu no dia 6 de junho de 2012, aos 82 anos. Em 1929 ingressou na Escola Nacional de Belas Artes, de onde saiu formado como arquiteto e engenheiro, em 1934.
Desde sempre idealista, mesmo passando por dificuldades financeiras, decide trabalhar sem remuneração no escritório de Lúcio Costa e Carlos Leão. Não lhe agradava a arquitetura comercial vigente e viu no escritório de Lúcio Costa uma oportunidade para aprender e praticar uma nova arquitetura.
A luta política é uma das questões que sempre marcaram a vida e obra de Oscar Niemeyer. Em 1945, já um arquiteto conhecido, conheceu Luís Carlos Prestes e filiou-se ao Partido Comunista Brasileiro (PCB). Niemeyer emprestou a Prestes a casa que usava como escritório, para que este montasse o comitê do partido. Sempre foi um forte defensor de sua posição como estalinista. Durante alguns anos da ditadura militar do Brasil auto exilou-se na França.      Um ministro da Aeronáutica da época diria que "lugar de arquiteto comunista é em Moscou". Visitou a União Soviética, teve encontros com diversos líderes socialistas e foi amigo de alguns deles. Em 2007 presenteou Fidel Castro com uma escultura de caráter antiamericano. Em seu discurso de 2007, onde Fidel fala em aposentadoria, faz referência ao amigo Niemeyer: "Penso, como Niemeyer, que se deve ser consequente até o final". Esta frase foi repetida em sua carta de renúncia de 18 de fevereiro de 2008.
Tem fama de ser desapegado de dinheiro e pródigo, de ter doado diversos projetos e não ter acumulado fortuna mas os projetos arquitetônicos de Niemeyer custam altas cifras ao Estado: em 2007, cobrou 7 milhões de reais pelo projeto da nova sede do Tribunal Superior Eleitoral, em Brasília, tendo sua empresa recebido 33,5 milhões de reais do governo federal, entre 1996 e 2008, apenas por projetos de obras em Brasília.
Niemeyer está mais uma vez hospitalizado e o seus quase 105 anos - aniversaria a 15 de Dezembro - não ajudam muito. Dono de um traço inconfundível, a arquitetura moderna não pode ser definida sem passar demoradamente por seu nome. Ficam aqui algumas de suas mais emblemáticas obras mas há dezenas e dezenas delas. Neste link, há uma 'lista' de suas principais obras, através da "Wikipédia": OBRAS de Niemeyer

"Não me sinto importante. Arquitetura é meu jeito de expressar meus ideais: ser simples, criar um mundo igualitário para todos, olhar as pessoas com otimismo. Eu não quero nada além da felicidade geral." 
(Oscar Niemeyer)

18 comentários:

  1. Lindo Flavio, Niemeyer é maestro em sua arte, adorei. Obrigada e besos, Mari.

    ResponderExcluir
  2. Aqui em João Pessoa/PB, temos uma obra dele, a Estação Ciência, um obra moderna, como não poderia deixar de ser, sendo fruto deste arquiteto, que em minha opinião, estava sempre um passo a frente de seu "tempo".

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim Joelma, a obra está no link anexo (Estação Cabo Branco - João Pessoa - 2008). Acho que ele 'ainda está um passo a frente de muitos ... e de um tempo que ainda é dele. Tomara que chegue aos 105 anos (desde que SEM sofrimento, claro). Bjo.

      Excluir
  3. Ele é fantástico. A história dele também. Viveu sempre fiel ao que acreditava. É um mestre e orgulho para todos nós. Especial Flávio, muito obrigada por partilhar! Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É verdade, ao que parece, foi e continua sendo fiel ao que pensa. Com quase 105 anos e o estado de saúde cada vez mais débil é complicado averiguar alguns aspectos... mas a vasta e espetacular obra está aí e desperta a todos para a bela "arte" da arquitetura.
      Obrigado, Cláudia.

      Excluir
  4. Me encanta la arquitectura! Niemeyer y Calatrava son únicos. felicitaciones por tu post. beso desde España.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado Esperanza, eu também gosto bastante da 'arte' do Santiago Calatrava (aqui em Lisboa temos obra dele) ... é a arte/arquitetura reinventando conceitos. :)

      Excluir
  5. Aqui é do Rio Flávio, a Cátia. Temos diversas obras do genial Niemeyer. Você já viu? Obrigada por partilhar estes assuntos Flávio. Adoro. Beijos da Cátia, claro.

    ResponderExcluir
  6. ¡Hola Flávio! :D
    Me encanta la arquitectura moderna. Las obras de arte arriba son magnifica! Gracias por compartir.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é Olivia, este senhor que falamos fará 105 aninhos e suas obras foram SEMPRE adiante de seu tempo. É o que chamamos de 'visionário', de referência, de formador de opinião e de conceitos. A arquitetura moderna muito deve a ele ... como a Frank Gehry, Siza Vieira, Gaudí, Frank Lloyd Wright, Corbusier, 'Sir' Norman Foster, Santiago Calatrava, Zaha Hadid e muitos muitos outros. Obrigado por comentar. Beijos.

      Excluir
  7. Super legal o post. Niemeyer doentinho mas todos torcendo para que recupere. Flávio, tão absurdo, há notícias de dias atrás que dizem que ele havia falecido. Por que as pessoas são más assim? Obrigada por partilhar tuas idéias, sempre legais. Bj

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Cristiane, sei exatamente o que dizes pois quando pesquisava para o post vi uma dúzia de falsas notícias sobre Niemeyer. É uma pena, mas acontece. Agradeço teu comentário!

      Excluir
  8. Super legal Flávio. Escolha especial para um momento especial e delicado do fantástico Niemeyer. Parabéns Flávio e obrigada.

    ResponderExcluir
  9. Muito bonito o post. Obrigada por partilhar Flávio.

    ResponderExcluir

Seu comentário será sempre bem vindo e enriquecerá a todos nós. Mesmo não cadastrado podes enviá-lo!