Páginas

domingo, 2 de dezembro de 2012

Estádio Olímpico Monumental do Grêmio Foot-Ball Porto Alegrense




Hoje é um dia especial para os gaúchos, brasileiros do Estado do Rio Grande do Sul. Um estádio de futebol emblemático, o Estádio Olímpico do Grêmio de Porto Alegre recebe sua última partida oficial. É a última rodada do campeonato brasileiro de 2012 e o Grêmio tem grandes chances de terminar como Vice Campeão. Casualmente o jogo é contra seu arquirrival, o Internacional. Não poderia deixar de colocar este post, neste dia tão importante para os gremistas espalhados pelo mundo todo. Valeu Grêmio, muitas e muitas emoções vive neste grande palco do futebol brasileiro. Aqui vão alguns dados.
Depois de ver o vídeo preparado pela RBS - Gaúcha, no qual meu cunhado e fotógrafo profissional Marcelo Oliveira auxiliou com imagens, não poderia deixar de colocar aqui para quem quiser ver ...

O Estádio Olímpico Monumental, em Porto Alegre, Rio Grande do Sul, propriedade do Grêmio Foot-Ball Porto Alegrense, inaugurado no dia 19 de setembro de1954.
Projetado pelo arquiteto Plínio Oliveira Almeida, como vencedor do concurso para este fim, realizado em 1950. À época da sua construção, era considerado o maior estádio particular do mundo.
Características Gerais:
Sua capacidade é de 45.000 pessoas. Possui dois anéis, sendo o anel superior composto por cadeiras. Também possui no centro do estádio um conjunto de camarotes. A distância do gramado, até a torcida, é de 40,7 metros na parte da social. A altura da última fileira de cadeiras, do anel superior, em comparação com o gramado é de 15 metros. A distância da última fileira de cadeiras, do anel superior até o gramado é de 68,83 metros. O gramado possui 105x68m, dimensão esta determinada pela FIFA em jogos de Copa do Mundo.
# Nome oficial: Estádio Olímpico Monumental
# Endereço: Largo Patrono Fernando Kroeff nº 1 - Bairro Azenha - Porto Alegre
# Público recorde: 98.421 (85.751 pagantes) - 26 de abril de 1981 Grêmio x  Ponte Preta - Campeonato Brasileiro de Futebol de 1981.
# Camarotes: 40 camarotes com 10 lugares cada. Cinco camarotes com 20 lugares cada.
# Tribuna de honra: 140 lugares especiais.
# Setores para deficientes físicos: Lugar para 28 cadeiras de rodas e 22 acompanhantes.
# Salão Nobre do Conselho Deliberativo: Auditório com 220 lugares.
# Vestiários: Seis vestiários profissionais mais um vestiário de arbitragem. Cinco com saídas para o campo.
# Dimensões do gramado: 68 x 105m - O tamanho oficial exigido pela FIFA.
# Grama: Bermuda Green (o clube também utiliza a Raygrass Americana no inverno).
# Iluminação: Seis postes de iluminação. 20 refletores de 1500 watts em cada poste.
# Potência: 650 Lux.
# Imprensa: 26 cabines duplas fixas mais 50 cabines provisórias. Duas salas de imprensa. Duas salas para entrevistas coletivas.
# Estacionamento: 700 vagas.
# Inauguração: O Estádio Olímpico foi inaugurado no dia 19 de setembro de 1954. O jogo inaugural foi realizado entre Grêmio e Nacional de Montevideo, vitória gremista por 2 a 0. Os gols foram anotados pelo atacante Vítor que entrou para a história por ter marcado o primeiro gol do estádio gremista.
# Encerramento: Dia 02 de Dezembro de 2012, Grêmio x Internacional (GRENAL, o clássico do futebol gaúcho e brasileiro).

Grande abraço a todos, publicando exatamente no momento em que o Grêmio entra em campo! Flávio A. Portalet Jr.

10 comentários:

  1. Parabéns pelo seu time Flávio. Eu também sou tricolor carioca e campeã brasileira 2012, Fluminense! Beijos da Cátia.

    ResponderExcluir
  2. Não gosto muito de futebol mas achei legal colocar o post justo no dia. Parabéns. Beijo.

    ResponderExcluir
  3. Me desculpe, mas como bom gaúcho e bom colorado não poderia deixar de tocar uma flauta, amigo Flávio! Mais uma vez o arquirrival estragou a festa. Empate com gosto amargo para o Grêmio, já que o Inter terminou com 9 jogadores em campo. Mas não podemos deixar de reconhecer que o Grêmio progrediu na era Olímpico: primeiro Grenal (na inauguração) Grêmio 2 X 6 Internacional, na despedida, empate: Grêmio 0 X 0 Internacional.
    Se o Duca ler este post, certamente virá uma saraivada no meu lombo. Mas não posso perder a oportunidade da flauta, outra instituição nossa aqui RS.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Prezado colega e amigo Paulo Augusto, faço minhas parte de tuas palavras: a "flauta" (brincar com o outro, tirar sarro, gozar do adversário) é uma instituição importantíssima no convívio entre os gaúchos, polarizados por Grêmio e Inter. Não querendo ser desmancha prazer sobre teu comentário, que muito aprecio, dentro da rivalidade inerente ao GRENAL, não poderia deixar de te dizer que o Inter não estragou nadica de nada da festa dos torcedores. Os gremistas estavam muito mais interessados na despedida do seu monumental estádio e não teria importado até mesmo se o Inter não tivesse entrado com os calções na mão, morto de medo de terminar o brasileirão pra lá do 10º lugar kkkkkk... mesmo perdendo o Grêmio não mudaria de posição (3º do Brasil, a 1 ponto do vice campeão ... que é considerado o 1º dos últimos kkk). O Inter foi o que sempre é para os gremistas: coadjuvante. A alegria e as lágrimas dos milhões de gremistas espalhados pelo mundo não era pelo jogo - que foi ruinzinho, um time atacando e o outro colocando um ÔNIBUS em frente a sua goleira - a alegria vinha da honra de ter estado em diversos momentos de emoções fantásticas em um estádio que desaparecerá dando lugar ao já pronto e moderníssimo "Arena" (veja em : http://arena.gremio.net/#!/home ). Emoção esta compartilhada até mesmo por algumas centenas de colorados que tiveram o privilégio de lá estar. A verdade meu carro Paulo é que NENHUM dos dois 'sobreviveria sem o outro'. Esta pujança que temos no Rio Grande do Sul é a prova disto. Mas aceito a flauta kkkk, só que devolvo dizendo que vocês realmente NÃO SABEM se comportar decentemente em uma FESTA, entram brigando, fazendo besteiras, parecendo aqueles bêbados chatos que ninguém sabe quem convidou para a festa. Um TRICOLOR abraço ao grande amigo e colega! Flávio. :)

      Excluir
  4. Pô Flávio, não deixaste espaço pro Duca,destes tu mesmo os taquaraços...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Kkkkkkkkkkkkkkkkkkk, Paulo, quase morro de rir... há séculos que não ouvia ou lia "taquaraços" ... será que o resto do Brasil sabe o significado? kkkkkkkkk esta foi demais ... 50 x 0 pra ti!

      Excluir
  5. Muito legal o post, Flávio, bela apresentação do TIME. Sou gremista, nada de fanatismos, claro, mas pra ter o gostinho de "secar" os colorados na hora do jogo.
    Afinal, qual a graça e a delícia de tudo se não existisse...
    "Romeu sem Julieta", " Piupiu sem Frajola", GRÊMIO SEM INTER...???
    Ah, vale a pena "conferir" a nova casa do Grêmio - ARENA, é de" primeiro mundo".

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Legal Helena, é isso mesmo, um 'precisa do outro' .. e que continue esta rivalidade saudável entre colorados e GREMISTAS kkkkk

      Excluir

Seu comentário será sempre bem vindo e enriquecerá a todos nós. Mesmo não cadastrado podes enviá-lo!