Páginas

sábado, 23 de março de 2013

TULIPAS símbolos da Holanda - Keukenhof, Jardim do mundo!

É o começo da primavera no hemisfério norte do planeta. Os países europeus com clima bastante frio nos meses de outono e inverno têm nesta estação uma espécie de explosão da natureza. Escolhemos a "tulipa" para representar este período pela beleza de seu 'design' natural e a importância econômica que ela tem em especial para a Holanda, que exporta para quase todo o mundo.
A tulipa tem cerca de cem espécies. Do centro da folhagem surge uma haste ereta, com flor solitária formada por seis pétalas. Cores e formas são bem variadas. Existem muitas variedades cultivadas e milhares de híbridos em diversas cores, tons matizados, pontas picotadas. 
O bolbo contém alcalóides termoestáveis e cristais de oxalato de cálcio. Manipulados libertam um pó que pode provocar conjuntivites, rinites e até crises de asma.
As tulipas são originárias da Turquia e não dos Países Baixos, como o senso comum leva a imaginar. Foram levadas para os Países Baixos em 1560 pelo botânico Conrad Von Gesner
O nome da flor deriva de uma palavra turco otomana ‘tülbend’ - que significa ‘turbante’- posteriormente afrancesada para ‘tulipe’. Algumas referências defendem que as tulipas seriam originárias da China, de onde teriam sido levadas para as montanhas do Cáucaso e param a PérsiaChinesas ou turcas, o facto é que elas se transformaram numa paixão para os Holandeses e essa paixão foi tanta que gerou até uma especulação financeira envolvendo os bolbos desta planta, chegando a ser a quarta maior fonte de renda do país, na que ficou conhecido como ‘mania das tulipas’ -a primeira bolha especulativa de que se tem notícia- leia mais sobre o episódio em: Mania das Tulipas
A área mais antiga de cultivo de tulipas nesse país é a que circunda a cidade de Lisse. Hoje é a flor nacional da Turquia (é nativa lá) e do Irã.
Embora as tulipas não se adaptem bem ao clima brasileiro, é possível induzir a planta a dar, pelo menos, mais uma floração, simulando as condições climáticas do seu habitat natural para estimular os bolbos a rebrotarem.   


Keukenhof  (em português: "Jardim da Cozinha"), também conhecida como o Jardim da Europa, situada perto de Lisse, Holanda, é o maior jardim de flores do mundo. De acordo com a página oficial do Parque Keukenhof (clicar para abrir o site, vale a pena e está em português) sete milhões de bolbo de flores são plantados anualmente no parque que esta situado entre as cidades de Hillegom e Lisse ao sudoeste de Amsterdã. É acessível por ônibus das estações de Haarlem ou Leiden. Está aberto anualmente apenas por três meses, desde a última semana de março até meados de maio. O melhor período para ver as tulipas é em meados de abril, dependendo do tempo/clima durante a floração. Que seja bem vinda a primavera, melhor época para passear pela Europa! 
Abraço, Flávio A. Portalet Jr.   - Melhor visto no Chrome -

24 comentários:

  1. É primavera é Flavius, com esta chuva e 11 grauzitos de temperatura. Salvem as tulipas, muita lindas!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é raposinha, agora já são 10ºC e a primavera parece escondida. Obrigado!

      Excluir
  2. A primavera quase nunca chega aqui nas Ilhas britânicas. Chove, o que é normal, com quase zero grau de temperatura. Ninguém merece não é? Lindas as flores Flávio, como sempre enorme bom gosto. Bj

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Aqui está mais 'quentinho' Carla, agora faz 10ºC. Obrigado pelo comentário!

      Excluir
  3. Adoro flores, adoro a primavera minha estação favorita. As tulipas são fantásticas, linda escolha Flávio. Obrigada e beijinho.

    ResponderExcluir
  4. Tulipanes, flores hermosas y encantadoras! Gracias!

    ResponderExcluir
  5. Beautiful flowers, beautiful post. Congratulations Flavio.

    ResponderExcluir
  6. Se eu pudesse, teria uma "casinha na árvore" neste maravilhoso parque e lá ficaria por tres meses( pois como falastes, depois fecha), acordando e adormecendo com este "arco-íris" de tulipas! As vezes é bom sonhar acordada!!!!! Parabéns pelo post e
    uma excelente Primavera pra ti!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O parque é grande o suficiente para ter mais que uma casinha na árvore :) .. de qualquer forma é uma idéia. Ele fica aberto à visitação somente três meses porque é o período em que florescem as tulipas. Entretanto, nos outros nove meses há todo o pessoal de manutenção que continua trabalhando por lá, removendo tudo, cuidando dos "bulbos" e replantando cerca de 7 MILHÕES de novas flores todos os anos... é obra! Obrigado!

      Excluir
  7. Obrigada Flávio! Amo esta flor, é das mais lindas que existe. Maravilhoso. Beijos do Rio para você.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigado Cátia! Concordo contigo, é uma flor muito bonita, design perfeito da mãe natureza!

      Excluir
  8. Adorei a escolha. As tulipas são tudo de lindas, especial. Bjs.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mais uma vez muito obrigado por comentares Cláudia! Como viste eu também acho uma flor muito bonita. :)

      Excluir
  9. Ufa, depois de quase dois anos seguindo o seu Blogue finalmente consegui comentar alguma coisa. Mesmo na lista dos amigos não conseguia postar nada. Finalmente tenho voz kkkk. Adoro o que você escreve e a forma como apresenta os assuntos. Não me vou estender. Muitos posts ficam por comentar. Adoro tulipas e adoro a primavera. Obrigada por tudo que já aprendi por cá. bjkoas

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que legal Maria José, só posso agradecer e muito estares acompanhando o Blog e ter vontade de comentar. Concordo que é complicado inscrever-se no "BLOGGER" para poder 'publicar comentários'. Infelizmente é algo que eu não controlo, faz parte da 'tecnologia do site Blogger, do universo Google'. Agradeço muito tua participação!
      Outras pessoas têm o mesmo problema, participam do Blog e não conseguem comentar. Talvez sirva como indicação para que o possam fazer, agora. Por isso tudo, fica meu agradecimento e minhas desculpas.

      Excluir
  10. Post hermoso, maravilloso, especial. Muy bueno! Besos.

    ResponderExcluir
  11. A Primavera é linda. Flores são lindas. Tulipas, ainda mais lindas! Vê só, não sabia que o significado é turbante! Faz sentido...
    Flores pra ti. *.*

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é Ivete, uma estação excelente para viajar! Obrigado pelas flores :) Beijo.

      Excluir
  12. AMO TULIPAS!!!

    Fiquei de cabelo em pé por saber que não são originárias da Holanda, hahaha! Estava presa ao senso comum e à falação do povo que já foi pra Amsterdam e nunca explicou da onde elas realmente vinham. Sabe que apesar de adorá-las (flores em geral), eu tive uma má experiência com elas. Trouxe três plantadas num vasinho da Holanda, e elas floresceram bem lindas em uma semana... e morreram logo em seguida. Replantei as benditas, comprei terra nova, cortei... e as batatas que ficaram estão, com certeza, mais mortas do que vivas. Espero que elas ainda resolvam dar o ar da graça no meu banheiro, rs!

    Abraços! :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Paty, obrigado pelo teu comentário.Eu também pensava que a tulipa era 500% holandesa e até comprei uns bulbos quando estive lá a primeira vez (leveio-os para o Brasil e, mesmo sendo "especiais para o nosso clima" não deram grande coisa ... e isto que o Rio Grande do Sul tem um pouco de frio... que a planta precisa para crescer). Acho que as tuas não estão mortas não! Veja na "Wikipédia" -de onde tirei a base para o que escrevi- que há indicação de como fazer para 'guardar os bulbos' fora da terra -eles devem ser retirados no período depois que as flores murcharem-. Boa sorte e mais uma vez obrigado! Abraços!

      Excluir

Seu comentário será sempre bem vindo e enriquecerá a todos nós. Mesmo não cadastrado podes enviá-lo!